domingo, 1 de dezembro de 2013

Amor vrs Paixão

Muitas pessoas não entendem a distinção entre Amor e Paixão. Muitas pessoas não conseguem definir os seus sentimentos.
Amor é o sentimento mais forte do mundo: nós sentimos amor pela nossa família, pelos amigos, por um namorado, por animais, ela natureza; isto é por tudo o que nos envolve. Pode se dizer que o Amor é do tamanho do Universo e quem o sente pode realmente estar em paz consigo mesmo e encontrar a felicidade.
Paixão, pelo contrário, é algo arrebatador, confuso, instável, não racional, etc. Não se alcança a paz interior numa paixão, há sempre uma insatisfação, um medo de algo acontecer e mudar o estado das coisas. Duas pessoas apaixonadas são inseparáveis, vivem as emoções à flor da pele, fazem juras de amor eternas e dão a vida um pelo outro. Isto, não é saudável, é o que nos dá adrenalina e nos faz sentirmos vivos, pensarmos no destino ou num ser superior que nos juntou, mas não é de longa duração.
Não faz mal, a paixão não é suposto ser eterna, por isso é tão repentina e forte, só assim a poderia ser. Mas no final o que fica é o amor, o companheirismo, o respeito; são esse conjunto de emoções que leva um casal a estar junto durante anos e é por isso que no passado havia menos divórcios. Além da crise mundial (por outras palavras, a falta de dinheiro) que desgasta relações, o compromisso que existia antigamente entre duas pessoas era para a vida. Não existe nenhuma relação perfeita, pois não existem pessoas perfeitas e as mesmas são diferentes e estão constantemente a mudar, possivelmente desfasadas no tempo. Mas o que importa é que, como tudo na vida, se existe um problema tenta se resolver, não se abandona nem se desiste. É esta a verdadeira diferença...as pessoas simplesmente desistem, escolhem o caminho mais fácil e justificam se como a aquela pessoa não era a ideal pois tinham tal diferença. É verdade, às vezes duas pessoas são mesmo incompatíveis, mas na maior parte das vezes há apenas uma "preguiça" e um mudar de vida pois encontram se descontentes com tudo.
Existe no entanto outro problema, as pessoas que buscam insaciavelmente a paixão pois a confundem com o verdadeiro amor. Mas isso é uma ilusão, a paixão não dura para sempre e se essas pessoas trocarem de parceiro cada vez que a paixão acabar mas o amor se mantiver, pois nunca ficarão satisfeitos, justificarão que o que sentem não é amor (na realidade paixão) e sim um carinho pela pessoa (na realidade amor). E essas pessoas nunca serão felizes e nunca se sentirão preenchidas..



Sem comentários:

Enviar um comentário